quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que fazer diante de uma asfixia?

Dependendo da gravidade da asfixia, os sintomas podem ir de um estado de agitação, palidez, dilatação das pupilas, respiração ruidosa e tosse, a um estado de inconsciência com parada respiratória e cianose (tonalidade azulada) da face e extremidades (dedos dos pés e mãos).
 O que fazer
  • Manobra de Heilmich

Se a asfixia for devido a um corpo estranho, proceda assim (numa criança pequena):
  • Se o objeto estiver no nariz, peça à criança para assoar com força, comprimindo com o dedo a outra narina;
  • Se for na garganta, abrir a boca e tentar extrair o objeto, se este ainda estiver visível, usando o dedo indicador em gancho ou uma pinça, com cuidado para não empurrar o objeto;
  • Colocar a criança de cabeça para baixo, sacudi-la e dar tapas (não violentos, mas vigorosos) no meio das costas, entre as omoplatas, com a mão aberta.
Maniobra de Heimlich en bebés
Quando há algum objeto impedindo a passagem de ar, médicos muitas vezes se vêem obrigados a perfurar com a parte frontal inferior do pescoço, perfurando a pele onde há pequena cavidade (na parte final da laringe, já próximo da traquéia). A pessoa  passa a respirar pelo pequeno orifício formado. Destacamos contudo que tal procedimento deve ser adotado por pessoas com conhecimento avançado de anatomia, para que não sejam atingidas artérias, cordas vocais, etc.

Procedimentos que, em hipótese alguma, devem ser praticados
  • Abandonar o asfixiado para pedir auxílio
  • deixar o asfixiado nervoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário